sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

MOMENTO DOCENTE: JOAQUIM DO TELHADO E A DEUSA ATENA - VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES ( BRASIL)*




Foto: Vanda Lúcia da Costa Salles (Brasil), em café literário em Buenos Aires (Argentina)




JOAQUIM DO TELHADO E A DEUSA ATENA


Vanda Lúcia da Costa Salles (BRASIL)



Com uma caneta parker 51 escolhi
um diálogo diferente e sutil
em que a menina se visse assim
como a Deusa Atena se viu também
no espelho que Joaquim construiu
do telhado de zinco de um céu anil
sobre os coloridos de casas que poucos veem...


a poesia sabe
que a esperança nem sempre invade
o peito aberto de qualquer um...


Um estranho ímpar
revela o Sol na primavera
revela a dúvida no pôr-do-Sol
revela a Deusa Atena o seu Joaquim do Telhado
revela o ser que:


- Entre a dor e o Nada, o que você escolhe?



A forma sempre
será o que perseguiremos
será o que imaginaremos
será o que não cederá o seu mistério
será o que é para ser



Porque
Nunca será como antes...E a sede sempre irá existir...




JOAQUIM TECHO Y LA DIOSA ATENEA


Vanda Lúcia da Costa Salles (Brasil)



Con una pluma Parker 51 eligió
un diálogo diferente y sutil
esa chica si me vio tan
como la diosa Atenea también se ve
Joaquim construido en el espejo
el techo de lámina de un cielo añil
en las casas de colores que pocos ven ...


la poesía sabe
que la esperanza no es siempre invade
abre el cofre de nadie ...


Un extraño extraño
muestra el Sol en la primavera
revela en duda sol puesta de sol
Diosa Atenea revela su Joaquim Techo
revelan es que:


- Entre el dolor y la nada, ¿qué elegiría?



La forma siempre
lo que persiguen
es lo que nos imaginamos
que no dará su misterio
será lo que se va a


Debido a que
Nunca ser como antes ... y el deseo existirá siempre ...







JOAQUIM PAA NA ATHENA GODDESS


Vanda Lúcia da Costa Salles (Brazil)



Na kalamu Parker 51 alichagua
mjadala wa tofauti na hila
msichana kama mimi kuona hivyo
kama miungu Athena pia kuonekana
Joaquim kujengwa katika kioo
wa mabati ya anga ya Indigo
juu ya nyumba za rangi kwamba wachache kuona ...


mashairi anajua
matumaini kwamba si mara zote invades
kifua wazi ya mtu yeyote ...


Ya isiyo ya kawaida isiyo ya kawaida
inaonyesha jua katika spring
inaonyesha shaka juu ya jua sunset
Goddess Athena inaonyesha yake Joaquim paa
yanaonyesha kuwa kwamba:


- Kati ya maumivu na kitu, kitu gani wewe kuchagua?



Namna zote
nini baada ya
ni nini sisi kufikiria
ambayo si siri yake ya mavuno
itakuwa ni nini kuwa



Kwa sababu
Kamwe kama kabla ... Na kiti cha daima zipo ...






JOAQUIM SOSTRE I LA DEESSA ATENEA


Vanda Lúcia da Costa Salles (Brasil)



Amb una ploma Parker 51 va triar
un diàleg diferent i subtil
aquesta noia si em va veure tan
com la deessa Atenea també es veu
Joaquim construït en el mirall
el sostre de làmina d'un cel anyil
a les cases de colors que pocs veuen ...


la poesia sap
que l'esperança no és sempre envaeix
el pit obert de ningú ...


Un estrany estrany
mostra el Sol a la primavera
revela en dubte sol posta de sol
Deessa Atenea revela la seva Joaquim Sostre
revelen és que:


- Entre el dolor i el no-res, què triaria?



La forma sempre
el que persegueixen
és el que ens imaginem
que no donarà el seu misteri
serà el que es va a



Com que
Mai ser com abans ... I el seient hi sempre ...








Joaquim TAG og gudinden Athena


Vanda Lucia da Costa Salles (Brasilien)



Med en Parker Pen 51 valgte
en anderledes dialog og subtil
den pige, hvis jeg så så
som gudinden Athene ses også
Joaquim bygget i spejlet
tin taget af en indigo himmel
på de farverige huse, at få se ...


poesi kender
det håb er ikke altid invaderer
den åbne kiste med nogen ...


En ulige ulige
viser Solen i foråret
afslører tvivl om solnedgang søn
Gudinden Athena afslører hendes Joaquim Roof
viser er, at:


- Mellem smerter og intet, hvad ville du vælge?



Den form altid
hvad vil jagte
er, hvad vi forestiller
som ikke vil give sin mystik
vil være, hvad der skal



Fordi
Aldrig blive som før ... Og sædet altid vil eksistere ...




*BIOGRAFIA:

VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES - É escritora, poeta, ensaísta, artista plástica e tradutora. Nasceu em Italva (RJ), Brasil, em 25 de abril de 1956, às 2:30 de uma tarde chuvosa de uma quarta-feira. Graduada em Letras/Português-literaturas em Língua Portuguesa pela Univesidade do Estado do Rio de Janeiro ( UERJ/FFP-SG, 1991),Pós-Graduada em: Literatura Infanto-juvenil pela Universidade Federal Fluminense (UFF,1992) e Arteterapia na Saúde e na Educação pela Universidade Candido Mendes (UCAM,2000).Diretora Internacional do T.A.A.R- Alitas de América-Argentina, no Brasil. E Fundadora e Diretora Geral do ENLACE-MPME : MUSEU PÓS-MODERNO DE EDUCAÇÃO (BRASIL). Designada pelo Diretor e Fundador do Museu Particular General Belgrano, o Dr. Ricardo Vitiritti, com o título de Catedrática Oficial de Literatura nessa entidade, em 11 de outubro de 2008.

BIBLIOGRAFIA:

* CATACRESE (contos, 1983), edição em mimeógrafo.

* NEBE- A EMOÇÃO DO MUNDO ( Literatura Infanto-juvenil,1992)- em serigrafia. Menção Honrosa na V Bienal Internacional do Rio-Centro, no Rio de Janeiro, pela Secretaria de Educação e Cultura do Rio de Janeiro,

* NO TEMPO DISTRAÍDO (narrativas, 2001, Ágora da Ilha),

* DIVERSIDADE E LOUCURAS EM OBRAS DE ARTE- Um Estudo em Arteterapia (ensaios, 2002, Ágora da Ilha),

* A PALAVRA DO MENINO E AS ABOBRINHAS ( infanto-juvenil, 2005, HP Editora),

* O CHAMADO DAS MUSAS. PÔ-ÉTICA HUMANA: O Enigma do Recheio- a arteterapia ao sabor da educação brasileira (pesquisa em arte e educação, 2008, Creadores Argentinos, Buenos Aires)- co-autoria com a poeta Silvia Aida Catalán;

* NÚNCIA POÉTICA (poesias, CBJE,2010).

* ENTRE O ABISMO E A MONTANHA (contos inéditos)

ANTOLOGIAS QUE PARTICIPA:

* OS MELHORES POETAS BRASILEIROS HOJE/1985 ( RJ: Shogum Editora, 1985),

* III ENCUENTRO NACIONAL E INTERNACIONAL DE NARRADORES Y POETAS - "Unidos por las Letras"-2009, Bialet Massé (Córdoba-Argentina,2009),

* POESÍA EN TRÁNSITO/POESIA EM TRÂNSITO: Argentina-Brasil, bilingue, ( Buenos Aires, La Luna Que, 2009),

*"SER VOZ EN EL SILENCIO" - 1ª ANTOLOGÍA NACIONAL Y INTERNACIONAL 2010 - S.A.L.A.C. - Villa Carlos Paz (c.ba), Argentina, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário