sábado, 11 de setembro de 2010

HOMENAGEM: SÓNIA SULTUANE- MOÇAMBIQUE*




Foto: Bandeira de Moçambique




NA LUTA PELA IRRADICAÇÃO DA MALÁRIA !!!







Foto: Capa- Lançamento de Sónia Sultuane: NO COLO DA LUA


Na última morada vazia



Eu vi

os olhos estilhaçados

a boca amordaçada pelas palavras sufocadas,

as mãos bordadas com o arame farpado de sofrimento,

a alma esquartejada

pela dor que Lhe corria nas veias,

vi-a obrigada pelas pulmões a aspirar

0 sangue chorando,

dilatando as pálpebras e a cara

de tanto cansaço desnorteado,

deixando ver como um espelho

a destruição do seu Ser,

o corpo cambaleando seguindo somente 0 instinto,

eu ouvi

o coração chorar,

na última morada vazia,

eu a vi beijar 0 chão da solidão

jogar a flor da esperança derradeira

sem poderes divinos

para aliviar essa alma torturada

eu vi

uma mãe chorar a morte do seu filho.

menino...






AFRICANA


Dizes que me querias sentir africana
dizes e pensas que não o sou,
só porque n~]ao uso capulana,
porque não falo changana.
Porque não uso missiri nem missangas,
deixa-me rir...
Mas quem é que te disse?!
Só porque ando de " Lewis, Gucci ou Diesel",
não o sou... será?
Será que o meu sentir passa pela indumentária?
Ou o que o serei
pelo sangue que me corre nas veias,
negro, árabe, indiano,
essa mistura exótica,
que me faz filha de um continente em tantos,
onde todos se misturam,
e que me trazem esta profundidade,
mais forte que a indumentária ou a fala,
e sabes porquê?
Porque visto, falo, respiro, sinto e cheiro a
Àfrica
afinal o que é que tu saberás?
O que é que tu
sabes?
Deixa-me rir... Deixa-me rir...

http://www.camozambique.org/news/00024.html


*SÓNIA SULTUANE:Renomada Poeta e Artista Plástica Nasceu no dia 4 de Março de 1971, em Maputo (Moçambique.No Colo da Lua é o seu novo livro de poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário