domingo, 8 de setembro de 2013

HOMENAGEM- GUIMARÃES- MARANHÃO- 250 ANOS EM POESIAS E GENTILEZAS

 PREFEITA DE GUIMARÃES- MARANHÃO, SRª NILCE FARIAS




POETAS GONÇALVINOS DO PROJETO MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS- 9 A 14 DE AGOSTO DE 2013











UMA TARDE NO CUMAN


MARIA FIRMINA DOS REIS




Aqui minh'alma expande-se, e de amor
Eu sinto transportado o peito meu;
Aqui murmura o vento apaixonado,
Ali sobre uma rocha o mar gemeu.


E sobre a branca areia - mansamente
A onda enfraquecida exausta morre;
Além, na linha azul dos horizontes,
Ligeirinho baixel nas águas corre.


Quanta doce poesia, que me inspira
O mago encanto destas praias nuas!
Esta brisa, que afaga os meus cabelos,
Semelha o acento dessas frases mas,
Aqui se ameigam de meu peito as dores,
Menos ardente me goteja o pranto:
Aqui, na lira maviosa e doce
Minha alma trina melodioso canto.


A mente vaga em solidões longínquas,
Pulsa meu peito, e de paixão se exalta;
Delírio vago, sedutor quebranto,
Qual belo íris, meu desejo esmalta.


Vem comigo gozar destas delícias,
Deste amor, que me inspira poesia;
Vem provar-me a ternura de tu'alma,
Ao som desta poética harmonia.


Sentirás ao ruído destas águas,
Ao doce suspirar da viração,
Quanto é grato o amor aqui jurado,
Nas ribas deste mar, - na solidão.


Vem comigo gozar um só momento,
Tanta beleza a me inspirar poesia!
Ah! vem provar- me teu singelo amor
Ao som das vagas, no cair do dia.


NB- CUMAN - PRAIAS DE GUIMARÃES


( IN. GUIMARÃES- MA: 250 anos/jornalista responsável Amélia Aranha; fotografia Guto Côrtes; pesquisa Douglas Vieira, Jr. Balby, Graça Guerreiro e Secretaria de Cultura de Guimarães; capa/direção de Arte Filho Silva; Redação Jr. Balby; revisão Paulo de Tarso Moraes. - São Luís: Gráfica Arco Íris, 2010, P.51)








Nenhum comentário:

Postar um comentário