Os vencedores da quarta edição do Prêmio Antonio Champallimaud de Visão 2010:
Foram os cientistas norte-americanos Anthony Movshon e William Newsome.
Os dois investigadores conseguiram elucidar que a perceção visual inicia-se através dos olhos, mas acontece no cérebro, sendo a imagem "reconstruída pelos circuitos do cérebro humano" de forma a permitir atuar e compreender o mundo.
Foto: O Cientista e Professor: Anthony Movshon (E.U.A.)
Foto: O Cientista e Professor: William Newsome (E.U.A.)1*
*Os cientistas norte-americanos Anthony Movshon e William Newsome venceram a edição deste ano do Prémio António Champalimaud de Visão pelos trabalhos sobre o papel do cérebro na reconstrução das imagens e na forma como os seres humanos atuam e compreendem.
1*-J. Anthony Movshon é director do New York University’s Center for Neural Science and Department of Psychology, foi anteriormente Investigador no Howard Hughes Medical Institute, sendo também Professor Adjunto no Langone Medical Center. Iniciou a sua colaboração com a Faculdade da NYU em 1975. Na NYU usufrui do estatuto de “Silver Professor”, denominação atribuída apenas aos melhores académicos da Universidade na Faculty of Arts and Science. Movshon é membro da National Academy of Sciences e “fellow” da American Academy of Arts and Sciences. Movshon é detentor de um bachalerato e de um doutoramento pela Universidade de Cambridge.
2*- William T. Newsome, Ph.D. é investigador do Howard Hughes Medical Institute e professor de Neurobiologia na Stanford University School of Medicine. Newsome completou a sua licenciatura em Física na Stetson University, Florida, e um Doutoramento em Ciências Biológicas no California Institute of Technology, em 1980. Fez investigação Pós-Doutoral no National Eye Institute, e posteriormente serviu como professor-assistente na State University of New York. Newsome é um lider reconhecido internacionalmente nos campos dos sistemas e da Neurociência cognitiva. A alta qualidade do seu trabalho de Investigação tem sido reconhecida através da atribuição de vários Prémios. Em 2000 foi eleito membro da National Academy of Sciences.
Nenhum comentário:
Postar um comentário