sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

DAS " CANTIGAS PARA A MULHER DO SÉCULO XXI" - POESIAS /PALESTRA NO XI ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESCRITORAS-BRASIL-VIVA CECÍLIA MEIRELES








COM PREFÁCIO DA POETA:


                AMÉLIA DA LOMBA (ANGOLA)




 APRESENTAÇÃO/PALESTRA NO:




POESIA MUSICADA NO BRASIL: DA POIESIS DE GÊNERO EM " CANTIGAS PARA A MULHER DO SÉCULO XXI"



DE ALGUNS POEMAS/CANÇÕES :



01-   CANTIGAS PARA A MULHER DO SÉCULO XXI


                   VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES/DILERCY ADLER


Convidei Violeta Parra
Para vir cantar aqui
Ela respondeu-me
Assim
Com a viola enfeitadinha de fitas
“embora lá!”
“embora lá!”
“embora lá!’
“Que a América vai despertar!”


Abriu-me a roda
Gonçalves Dias,
Num sorriso todo prosa
Braços dados Cecília Meireles
Num compasso agarradinho
De musa
Que usa
O infinito pra tecer
Um buquê
( pra Rose Muraro)
Vitória já se vê


Capim limão
Alecrim
Violetas
Orquídeas mil
Nesse meu Brasil de fé
Nesse meu país de pé
Carolayne  bem dizia
Nessa pós-modernidade
Cabe o Museu da Educação

“embora lá!”
“embora lá!”
“embora lá!”
“Que o Brasil vai acompanhar!”





Adentramos nesse ônibus
Da UFAM
Que nos levou em utopias
Sem solidão
São Luís
Caxias
Guimarães
Viagens
Poéticas
Éticas
Estética
Com MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS



Falou-nos a Dilercy
Irany
Jati
Stela
Janete
Paullete
Grizoste
Macratão
Joseane
Paulão
Clores
Cultura Latina
Feliciano
Jussara
Ivonete
Reitoria
Deusa
Erlinda
Chyntia
Indio Tupi
Guarani
Kayová
Michelle
Milena
Angélica
Malu
Maria Cícera
Também Aline
Josinei
Sandro




Idê
Nierdele
Lula
Ceres
Calandra
Amanda
Amantes
Poetas
Entre tantos outros mil
Além de você
Você bem sabe
Meu bem querer




“embora lá!”
“embora lá!”
“embora lá!”
“Que a América vai despertar!”



Convidei também outras amigas
Paridas
Em glória
Marina de Moraes Sarmento
Cimento
Da História
E se fez nós a Menina Coragem,
Malala
Que mudanças  projetou
Na vida
Na Educação
De  Marias
Amélias
 Clarices
Irmá, bom dia! -  disse
Uma caneta
Um livro
Nas mãos
Futuro se fará
Verás,
Um filho teu não foge a luta!
O universo profetizou
Onde houver um professor/Aqui
Ali
Vitória, já!



“embora lá!”
“embora lá!”
“embora lá!”
“Que a Vitória já chegou!”


E nessa roda tão promessa
Um sabiá assim cantou
De Portugal
De Goa
Do Timor
Loas
E d’África
Mia
Philo
Vera
E em  França: Filomena Embalô




Ò meu amor
Ó meu amor
Ó meu amor
Ka ficá, comigo
Ka ficá comigo
Ka ficá comigo




Escrevo e leio
Em teu corpo
Sem pudor
Além das cicatrizes
“embora lá!”
“embora lá!”
“embora lá!”
( Mulher do século XXI)




02-                    CONVIDA-ME SEUS OLHOS



                         VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES

A cantar,
Sempre a cantar
Estás em mim
As canções mais lindas que jamais ouvi
Convida-me seus olhos
A perambular pelo entardecer da vida, e
 sentir o pôr-do-sol,
as conchinhas na areia da praia perambulando afoitas,
marotas, as ondas
encrespando-se nos rochedos
de musgos prenhe  de ostras... Surubis, na areia branquinha  de tatuís...
E raios ouríferos de Sol
Convida-me seus olhos
A impregnar-nos dentro
coração e alma, fundo
como se o mundo nada mais restasse
que esse aconchego, esse ai
que lindo!
Esse arrimo, essa Paz disseminada
Essa poesia desvairada,
Esse Mar azul esverdeando a vida
E eu, já tão destemida, contaminada
Convido-te também a cantar
O que me convida seus olhos





Nenhum comentário:

Postar um comentário